CADERNOS, CADERNETAS, PLANNERS, AGENDAS, BLOCOS E MUITO MAIS!

O que é Inteligência Artificial e quais são as suas aplicações?

Entenda o que é a Inteligência Artificial e veja alguns exemplos bem conhecidos da sua aplicação.

Até pouco tempo atrás, a Inteligência Artificial parecia uma coisa futurista, especialmente pela forma como era retratada nos filmes. Mas, muita coisa mudou e hoje em dia, ela já está presente em nossas vidas de forma bastante comum.

Você já deve ter contado com a ajuda da Siri, Alexa ou Cortana alguma vez, não é mesmo? Elas são assistentes virtuais e bons exemplos da utilização da Inteligência Artificial na atualidade.

 

Mas, afinal, o que é a Inteligência Artificial?

A IA ou AI (em inglês) é uma disciplina da Ciência da Computação, que trabalha no desenvolvimento de dispositivos que simulam a capacidade humana de pensar, resolver problemas e tomar decisões.

O que ela faz é estudar a entrada de dados para explicar a saída deles. É um conceito que já existe a décadas e se baseia no machine learning ou aprendizado de máquina.

Os Estudos da IA tiveram início ainda na década de 40, naquela época sem muita ambição. O objetivo, inicialmente, era conseguir encontrar novas funcionalidades para os computadores usados nas indústrias bélicas, visto que a Segunda Guerra Mundial estava acontecendo.

Os avanços alcançados possibilitaram perceber o que uma máquina altamente desenvolvida era capaz de desenvolver. Então, surgiu uma linha de estudo da IA na Biologia, com a intenção de tentar imitar o funcionamento das redes neurais humanas. Mas, os estudos tiveram uma pausa e só continuaram a partir da década de 80.

Depois disso, os avanços da tecnologia permitiram um grande volume de dados disponíveis e dessa forma a Inteligência Artificial não só avançou, como se tornou algo popular com aplicação em diversas áreas.

 

Aplicações da Inteligência Artificial

Saúde – Na saúde são vários os exemplos de uso da IA, como por exemplo, acessórios que quando anexados ao organismo do paciente, conseguem encaminhar dados em tempo real sobre diversos aspectos referentes à saúde, como a frequência cardíaca, os níveis de estresse, índice glicêmico e muitas outras informações.

Esses dispositivos conseguem pegar esses dados e traçar um quadro completo do estado de saúde do paciente, antecipando os diagnósticos, detectando o potencial para o desenvolvimento de enfermidades e até recomendando medicamentos e tratamentos.

Educação – Além do ensino da IA, ela tem atuação importante na educação como na correção automática de gabaritos, que é algo simples, mas que facilita muito a vida dos professores. Também já existem softwares para análise de dificuldades individuais de alunos. Eles fazem a formulação de planos de aula adequados e mais efetivos.

Agricultura – O Agronegócio tem utilizado cada vez mais a Inteligência Artificial unificada com a Internet das coisas e análise preditiva. Nesse campo, a IA é utilizada para previsões climáticas, avaliação de solo e sementes, e desenvolvimento de máquinas autônomas, que fazem plantio e colheita de forma totalmente automática.

Transportes – Você já deve ter ouvido falar dos veículos autônomos, não é mesmo? Em alguns lugares do mundo, eles já são uma realidade, graças à Inteligência Artificial. Esse tipo de automóvel consegue dirigir sozinho, estacionar, monitorar os pontos cegos, reconhecer vozes e gestos, detectar colisões, e muito mais.

Esses são apenas alguns exemplos das aplicações da IA, ela realmente está cada dia mais presente em nossas vidas.

Lembrou de algum exemplo legal enquanto lia esse conteúdo? Conta pra gente nos comentários!

Aqui no Blog tem vários posts interessantes sobre tecnologia para você. Aproveite a leitura!

E não deixe de passar no site da Jandaia e dar aquela olhadinha nas novidades.

Curtiu o conteúdo? Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

© 2021 Jandaia | Grupo Bignardi – Todos os Direitos Reservados

Feito com 🧡 por Conteúdo Conecta