O que é Robótica

O que é Robótica

O que é Robótica? Saiba tudo sobre a ciência dos robôs

Uma das áreas mais evidentes quando falamos em avanço tecnológico, com certeza, é a robótica. Ela é utilizada em diferentes segmentos do mercado e está cada vez mais presente em nossa sociedade.

A Robótica é uma área da ciência que desenvolve tecnologias que estão presentes em softwares, computadores, sistemas e robôs. São circuitos integrados que funcionam a partir de controle mecânico ou automático.

O termo surgiu no começo do século XX, mas ficou mesmo popular na década de 50, quando foi lançado o livro “Eu, Robô” de Isaac Asimov, obra que fez o levantamento de discussões a respeito da relação entre os homens e as máquinas.

Os robôs e outros equipamentos tecnológicos são utilizados desde a primeira Revolução Industrial com objetivo de aumentar a produtividade do setor industrial.

 

Qual é a função da robótica?

A principal função dessa ciência é conseguir automatizar de uma forma eficaz e rápida, aquilo que seria executado pelo homem.

A palavra Robot vem da língua checa e é um termo que se refere a trabalho forçado. Ele foi cunhado por Karol Capek, em 1920, um escritor checoslovaco.

Analisando de forma simplificada, o robô nada mais é do que uma máquina que é capaz de realizar ações de maneira independente. Isso quer dizer que mesmo sem a supervisão humana, ele é capaz de desempenhar determinadas tarefas, o que o torna diferente das máquinas que necessitam de controle

 

História e evolução da Robótica

Foram diversas as razões para que no início da década de 50 se iniciasse o desenvolvimento dos primeiros robôs. A pesquisa focada na inteligência artificial buscou formas de emular o processamento humano de dados e informações para os computadores eletrônicos e com isto, criou uma série de mecanismos que visavam provar as suas teorias.

Podemos resumir a evolução histórica da robótica a partir dos seguintes acontecimentos:

  • Foi em 1946 que surgiram as primeiras patentes de robôs. Eles eram muito primitivos e utilizados para realizar o traslado de maquinários da empresa Devol. Foi neste mesmo ano que surgiram os primeiros computadores.
  • Em 1954, a mesma empresa, Devol, desenhou o primeiro robô programável;
  • Em 1960 ocorreu a introdução do primeito robô “Unimate”. Foi baseado em transferência de artigos e projetado por um aluno de uma universidade dos EUA como dissertação de mestrado;
  • No ano de 1961, foi instalado na Ford Motors, um robô Unimate. O objetivo era atender um mecanismo de fundição de troquel;
  • Em 1966, a Trallfa, empresa da Noruega, desenvolveu um robô para pintura por pulverização;
  • Em 1971, professos da Universidade de Stanford desenvolveram um pequeno braço de um robô que funcionava por acionamento elétrico;
  • EM 1978, o robô Puma que realizava tarefas de montagem por meio de Unimation, foi criado a partir de estudos da General Mortos;
  • Nos anos 70, a Nasa criou um programa junto com a Jet Propulsion Laboratory com a intenção de desenvolver plataformas que explorassem terrenos hostis;
  • Atualmente, os modelos propostos pela robótica são muito mais ambiciosos, como é o caso, por exemplo, do IT, robô desenhado para conseguir expressar emoções e também o COG, um robô de quatro sentidos. Podemos citar ainda veículos que funcionam por meio de controle remoto ou mesmo, sozinhos. Além de, guardas de trafego, helicópteros militares, drones e outros equipamentos altamente tecnológicos.

 

Áreas de aplicação

A robótica já é utilizada em diferentes segmentos da sociedade. Algumas áreas onde a sua aplicação tem ganhado cada vez mais relevância são:

  1. Na Indústria

É a área onde ocorrem os maiores investimentos em robótica. Foi ela que deu origem aos primeiros projetos de robôs e não é à toa que possui a maior concentração de tecnologias.

Usos comuns da robótica na indústria estão associadas com as atividades de pintura, fundição, soldagem, movimentação das cargas, processo de montagem, realização de testes, etc. Nestas atividades, a tecnologia oferece maior velocidade, precisão e robustez.

  1. Área médica

É uma das áreas de atuação mais importantes da robótica com avanços tecnológicos bastante expressivos nos últimos tempos. A presença de robôs na medicina compreende a área cirúrgica, tratamentos e recuperação de pacientes. Um exemplo muito conhecido é o uso de robôs para o auxilio de pessoas paraplégicas, permitindo que elas possam voltar a executar movimentos.

  1. Espacial

É uma área onde a robótica é largamente utilizada.  A Nasa, por exemplo, faz uso de robôs no espaço para diferentes objetivos. Um deles é a utilização dos braços robóticos para movimentar objetos fora da atmosfera.  Isso é útil para lançar ou consertar satélites.

Os robôs também auxiliam a Nasa na exploração do sistema solar. As naves espaciais utilizadas para expedições a lua e outros planetas, são todas robóticas.

 

  1. Educacional

Nessa área, o uso da robótica objetiva inserir a tecnologia nos processos educacionais, em busca de promover melhorias na qualidade do ensino.

A robótica educacional é um campo que promove estudos dos conceitos multidisciplinares da física, da química, da matemática e outras áreas. Os modos de aplicação são diversos e visam estimular a criatividade e a inteligência com ferramentas adequadas para realizar projetos e explorar aspectos da pesquisa, da construção e da automação.

 

Filmes para quem se interessa por robótica

Se você gosta dessa área, existem vários filmes que abordam a robótica e são ótimas dicas de conteúdo para se aprofundar no assunto. Alguns deles se tornaram grandes clássicos. Confira alguns:

  • AI – Inteligência Artificil (2001);
  • Blade Runner – O caçador de Androids (1982);
  • Metrópolis (1927);
  • 2001 – Uma Odisseia no Espaço (1968);
  • O Exterminador do futuro 1 (1984) e 2 (1991);
  • Ex-Machina (2014);

 

Robótica como profissão

Com o grande crescimento dessa área, a Robótica tem sido a busca de muitos jovens que estão a caminho da universidade.

Essa é uma escolha profissional interessante e promissora. Se você gostou de conhecer mais sobre o tema e deseja prestar vestibular nessa área, aqui no Blog temos vários conteúdos que vão te ajudar nos estudos. Não deixe de conferir.

Visite também o nosso site para conhecer nossos produtos.

Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais sobre a Jandaia

A Empresa

Certificações

Sustentabilidade

Compromisso

© 2021 Jandaia | Grupo Bignardi - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Agência Digital Lema