Se você é uma pessoa antenada, já deve ter visto várias notícias por aí falando sobre a tecnologia 5G. Resumindo, ela é uma evolução da rede de celulares 4G, que é a utilizada atualmente.
Porém, promete trazer mais potência, velocidade e inteligência para as redes móveis, além de, causar menor impacto ao meio ambiente.
E aí, bora conhecer um pouco mais sobre esta grande novidade?
O que é a tecnologia 5G?
A tecnologia 5G é a quinta geração das redes móveis. Ou seja, uma evolução da tecnologia 4G, que é a que utilizamos atualmente.
Ela está sendo desenvolvida para comportar o grande volume de informações que vem sendo gerado diariamente pela humanidade. Dessa forma, seu objetivo é elevar os potenciais da rede atual para melhorar significativamente a banda larga móvel.
As redes 5G prometem ter uma cobertura mais ampla, com maior capacidade para a transferência de dados. Além disso, devem comportar um número bem mais significativo de conexões simultâneas.
Em suma, elas devem aliar potência, velocidade e inteligência muito superiores as que temos atualmente.
As redes 4G, que são utilizadas em algumas regiões brasileiras, entregam uma velocidade média de conexão de 33 Mbps. Mas, o esperado é que as redes da quinta geração sejam capazes de entregar uma velocidade até 100 vezes maior que essa. Incrível, né?
Como funciona a rede 5G?
Assim como as suas versões anteriores, ela funciona por meio das ondas de rádio. No entanto, com uma cobertura maior espalhando-se entre 600 e 700 MHz, 26 e 28 Ghz e 38 e 42 GHz.
As antenas que possibilitarão tal alcance serão instaladas nas já existentes. Para isso, elas passarão apenas por uma adaptação para receber a nova conexão. Toda via, ela ofertará a possibilidade de instalação de antenas menores para repetição de sinal.
Outro diferencial é que, ao invés de emitir o sinal para todas as direções, as redes 5G irão direcionar o foco do sinal de rádio. Ou seja, ele será determinado pela demanda de dispositivos que estão requisitando a conexão.
Quais os grandes diferenciais das redes da quinta geração?
- Elas devem consumir cerca de 90% menos energia do que as redes atuais. Por isso, serão mais sustentáveis;
- O número de dispositivos conectados por área deve ser de 50 a 100 vezes maior do que o número atual;
- O tempo de conexão entre aparelhos móveis deverá ser inferior a 5 milissegundos;
- A duração da bateria dos dispositivos rádio receptores deverão passar por aumentos muito significativos;
- Permitirá o desenvolvimento de melhores sistemas de segurança, que por sua vez, possibilitarão, por exemplo, evitar acidentes automobilísticos e realizar cirurgias remotas usando robôs;
- Permitirá a conexão simultânea de dispositivos como smartphones, eletrodomésticos, sensores de presença, dispositivos de segurança, guichês de supermercado, sensores meteorológicos, etc.
Quando a rede 5G estará disponível?
Já existem alguns países utilizando a tecnologia, como os EUA e a Coreia do Sul. Porém, em vários deles ainda é de maneira experimental.
Estima-se, que o avanço na implantação das redes da quinta geração deva acontecer em 2022. Porém, aqui no Brasil, o esperado é que ela esteja em pleno funcionamento somente no ano de 2025.
De fato, a rede 5G é uma das tecnologias que devem ter maior impacto no mundo das comunicações nos próximos anos. Sabendo disso, você está ansioso para vê-la disponível?
Por aqui, nós estamos! Mas, até que ela chegue, vamos aproveitando o que as tecnologias atuais tem de melhor, não é mesmo!?
Para isso, Navegue pelo blog e descubra vários assuntos legais sobre o tema. Além de, posts sobre cultura, meio ambiente, educação e muito mais!
Por fim, te convidamos para acessar o site e conferir as novidades da Jandaia!