O termo tecnologia se tornou algo um tanto abstrato. Afinal de contas, muito se fala sobre ela, mas você já parou para pensar o que é tecnologia? Como podemos defini-la?
É algo tão amplo que parece quase impossível, até mesmo pelo seu nível de importância na vida dos seres humanos, determinar palavras para isso parece bem complicado e é como se não fosse suficiente.
Além disso, o conceito de tecnologia pode ser diferente para cada um. Por exemplo, para quem trabalha com isso todos os dias, tecnologia tem a ver com aparelhos que enviam informações ou que guardam informações. Para outras pessoas, tecnologia pode ter a ver com um novo smartphone ou com a atualização de um aplicativo.
E ela nem precisa e não está restrita aos aparelhos eletrônicos. É graças a ela, por exemplo, que hoje temos coisas que parecem simples, mas que fazem uma grande diferença como camisas com protetor solar e várias outras facilidades que apenas a tecnologia é capaz de proporcionar.
Bom, vamos ao que interessa. Confira abaixo o conceito de tecnologia e como ela vem se desenvolvendo com o passar dos anos.
O que é tecnologia?
Se formos olhar em um dicionário, vamos encontrar alguns conceitos como “ciência que estuda os métodos e a evolução num âmbito industrial: tecnologia da internet” ou “procedimento ou grupo de métodos que se organiza num domínio específico: tecnologia médica” entre outros.
Ainda vale entender de onde vem a palavra tecnologia e como ela foi formada. Ela vem do grego e da combinação das palavras “téchne” que significa ofício ou arte e “logia” que quer dizer estudo de algo.
Os conceitos em um dicionário não conseguem deixar muito claro o que é tecnologia de fato. Mas se formos interpretar, chegaríamos ao consenso de que ela representa um conjunto de técnicas e de conhecimento que tem como finalidade aperfeiçoar algo para resolver problemas ou executar uma tarefa.
Dessa maneira, a tecnologia não está diretamente relacionada a máquinas ou itens eletrônicos. Por exemplo, aproveitar melhor os recursos naturais para melhorar a qualidade de vida das pessoas é um tipo de tecnologia. Pois, visa o aperfeiçoamento de alguma coisa — o uso dos recursos — e também resolver um problema — a falta de recursos naturais no futuro.
Desde quando a tecnologia existe?
Mario Quintana é o autor de uma célebre frase que diz assim: “a preguiça é a mãe do progresso”. Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda.
Lendo isso podemos entender e nos lembrar das aulas de história. Desde quando a roda existe? Há milhões de anos! E podemos ir ainda mais longe porque para caçar e se defender, os homens tinham que criar armas a partir das pedras. Os primeiros indícios da criação de ferramentas data de mais de 2,5 milhões de anos e foram encontrados na Etiópia.
Apesar de a ferramenta ser extremamente rústica, não deixa de ser uma tecnologia. O homem conseguiu aperfeiçoar algo para que com esse item pudesse melhorar a sua vida e até mesmo mantê-la.
Porém, pode haver uma confusão nesse sentido como colocamos a ciência, a tecnologia e a engenharia para uma discussão. A criação desses artefatos e o aperfeiçoamento deles podemos chamar de ciência? Podemos dizer que foi uma evolução da engenharia? Ou podemos dizer que é pura tecnologia? A verdade é que esses 3 conhecimentos andam de mãos dadas e é importante que as 3 áreas sejam levadas em consideração quando falamos da criação de algo.
A invenção da roda
A criação da roda foi, sem dúvida alguma, um grande marco da tecnologia. Já parou para pensar em como seria o mundo sem elas? Não teríamos praticamente nenhum veículo de transporte.
Confira também o nosso conteúdo sobre o carro elétrico e como funciona essa tecnologia!
Para transformar a ideia em realidade, um cientista estudou o movimento da roda e, a partir dos experimentos realizados, um engenheiro criou uma forma com a qual ela pudesse ser construída. Assim, a junção desses dois conhecimentos foi transformada em tecnologia. Isso aconteceu 4 mil anos antes de Cristo. Não só por esse exemplo, mas pelo que foi dado no tópico anterior, é possível ver claramente que a tecnologia é algo que acompanha o homem desde que ele está na terra.
As várias aplicações da tecnologia
Ao longo dos anos é possível identificar na história como a tecnologia tornou possível chegarmos ao ponto que estamos hoje. Nos tempos mais remotos, podemos identificar evoluções tecnológicas, ainda que rústicas, como a utilização da madeira, a descoberta do fogo, a fabricação das ferramentas de metra e o uso do metal.
Na era medieval, é possível identificar ferramentas para a realizar o arado na terra, para ajudar nas plantações e todas as ferramentas utilizadas pelos camponeses para plantar. Além disso, podemos falar sobre a construção das cidades e de obras hidráulicas. A exploração marítima também mostra o uso da bússola e de outras tecnologias de navegação.
Logo depois veio a revolução industrial, a produção de itens em escalas cada vez maiores, muito diferentes das oficinas da era moderna do tempo dos monarcas absolutistas. As máquinas a vapor deram um novo fôlego para a economia.
E, da mesma forma que a tecnologia pode fazer coisas positivas e fantásticas, ela também pode ser utilizada para fazer armas cada vez mais mortais. Foi o caso, por exemplo, das bombas atômicas utilizadas no final da Segunda Guerra Mundial.
Atualmente, a tecnologia está dando um novo passo com a Inteligência Artificial, na qual as máquinas conseguem agir de forma muito parecidas com os seres humanos. Elas podem identificar preferências, formas de pensar e até mesmo interpretar sentimentos tudo isso utilizando algoritmos determinados pelos seres humanos. Além disso, é também por meio da tecnologia que a medicina vem avançando e desenvolvendo medicamentos e tratamentos que ajudam a salvar vidas.
Confira também o nosso conteúdo com as principais inovações tecnológicas da atualidade!