CADERNOS, CADERNETAS, PLANNERS, AGENDAS, BLOCOS E MUITO MAIS!

Quando/Como o wi-fi foi criado e o que o nome significa?

Conheça a história do Wi-Fi, quando ele surgiu e por que recebeu esse nome.

A internet Wi-Fi está tão presente em nosso cotidiano que acabou se tornando algo indispensável, seja para fins de pesquisas, trabalho, estudo ou para as relações sociais.

Por meio dessa tecnologia podemos acessar a internet de forma prática sem necessidade de conectar cabos.

Mas, você sabe quando surgiu o Wi-Fi? Quem foi o responsável pela criação dessa tecnologia? Ou ainda, por que recebeu este nome? A seguir, nós damos todas as respostas.

 

A origem do Wi-fi

O início do desenvolvimento do Wi-Fi como conhecemos hoje, é datado de 1989, ano em que o FCC (Federal Communications Commission), órgão norte-americano similar à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), autorizou a utilização de três faixas de frequência para que fosse possível desenvolver o padrão.

Em 1990, o IEE (Institute of Electrical and Eletronics Engineers) criou um comitê especial para definição do padrão de conectividade sem a utilização de fios.

Após alguns anos de trabalho, os pesquisadores conseguiram aprovar o padrão 802.11, que nos testes feitos em 1997, atingiam taxas de transmissão de 1 Mbps.

Em 1999, surgiram os padrões IEE 802.11a e o IEE 802.11b, que utilizavam frequências de 2,4 e 5 GHz, sendo capazes de atuar numa velocidade de transmissão de 11Mbps no padrão 802.11b e 54 Mbps no 802.11a.

Em 2000 já existiam espaços públicos onde as conexões sem fio eram disponibilizadas para os usuários. Esses pontos foram chamados de hotspots. Depois disso, uma rede norte-americana instalou hotspots em vários de seus restaurantes e então, a tecnologia começou a se popularizar em ambientes comerciais, bibliotecas, instituições de ensino e outros locais.

Com a chegada dos smartphones, a conexão sem fio se tornou cada vez mais presente no dia a dia dos usuários.

 

Mas, não é só isso…

Para que fosse possível criar esse sistema que consegue transmitir informações usando ondas de rádio, outras invenções mais antigas tiveram papel importante. Uma delas partiu de Hedy Lamarr, uma estrela de Hollywood dos anos 40 que também era um gênio da tecnologia.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a atriz foi responsável pelo desenvolvimento de um sistema que enviava torpedos guiados por rádio que não podiam ser detectados pelos inimigos e ainda, uma tecnologia de espectro alargado por salto de frequência, que deu origem ao primeiro padrão de conexão Wi-Fi, o IEEE 802.11, no ano de 1997.

Outra tecnologia importante para o desenvolvimento do Wi-Fi foi a ALOHAnet, criada em 1970, que demonstrou que era possível enviar dados sem utilizar fios entre as ilhas localizadas no Hawaii.

Em 1991, de acordo com a revista New Scientist, a AT & T e a NCR criaram o WaveLAN, uma forma de conectar caixas registradoras que ficou conhecida como precursora do Wi-Fi.

 

Mas, e de onde surgiu o nome “Wi-Fi”?

Quando o Wi-Fi vinha sendo desenvolvido, no ano de 1999, foi criado um consórcio entre empresas para definir os parâmetros que garantiriam a acessibilidade aos dispositivos de diferentes fabricantes. Ele se chamava Wireless Ethernet Compatibility Alliance (WECA).

O consórcio lançou um selo chamado Wireless Fidelity que era utilizado para representar que um equipamento era compatível com a rede sem fio. Wi-Fi é uma abreviação do nome desse selo.

E aí? Curtiu conhecer todas essas curiosidades históricas? Aqui no Blog da Jandaia temos uma série de conteúdos legais sobre tecnologia. Navegue e aproveite!

E não deixe de acessar o site da Jandaia para conhecer os nossos produtos.

Curtiu o conteúdo? Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

© 2021 Jandaia | Grupo Bignardi – Todos os Direitos Reservados

Feito com 🧡 por Conteúdo Conecta