Série Geeks – Bill Gates

Série Geeks – Bill Gates

Série: Os Geeks mais importantes para a tecnologia no mundo – Bill Gates

É curioso, mas a palavra “Geek”, originalmente, era um termo utilizado para designar trapezistas, acrobatas e outros artistas que realizavam performances neste estilo. Somente muito depois disso, é que surgiu o “computer geek” que seria alguém que ganha a vida para resolver problemas de computadores.

O primeiro registro dessa palavra aconteceu em 1976, mas foi em 1990, quando a tecnologia começou a ganhar status, que ele se tornou mais específico. A partir de então, um Geek é aquele que se sente atraído por tudo o que é novo, especialmente quando o assunto são os computadores.

Geralmente, os Geeks levam estilos de vida bem específicos que contemplam jogos de videogame, filmes, coleções, tecnologia, gadgets, computação, música, etc. Eles também buscam se tornar expert naquilo que gostam.

Nessa série do Blog da Jandaia, resolvemos trazer a história de alguns dos Geeks mais importantes para o mundo da tecnologia, começando por nada mais, nada menos, do que Bill Gates.

 

Quem é Bill Gates?

Bill Gates é um dos empresários mais conhecidos no mundo. De origem norte-americana, é um dos fundadores da Microsoft.

Considerado como um dos homens mais ricos do planeta, é também fundador de uma das maiores organizações filantrópicas do mundo, a Bill & Melina Gates Foundation, que nasceu no ano de 2000.

Filho de uma professora, Mary Gates, e de um advogado, Willian Henry Gates Jr., Bill Gates nasceu em 28 de outubro do ano de 1955, em Seatle, estado de Washington, nos Estados Unidos.

Ele frequentava, juntamente com as suas duas irmãs, as melhores escolas particulares da cidade onde nasceu. Neste período, já se mostrava como um aluno promissor.

 

Como sua carreira começou?

Com apenas 13 anos de idade, ele já aprendia a programar. No Colégio de Lakeside, se apaixonou por uma máquina ASR – 33, que era utilizada para troca de mensagens através de uma linha de telefone. Então, desenvolveu uma agenda escolar que organizava os horários dos alunos de acordo com as aulas da escola, usando programação.

Até os seus 16 anos, ele trabalhou na Taito, no desenvolvimento de softwares básicos para as máquinas de fliperama. Após o colegial, Bill Gates foi admitido em Harvard, onde pôde aprimorar os seus conhecimentos. Porém, largou os cursos de matemática e de Direito, em 1975.

Neste mesmo ano, juntamente com Paul Allen, Bill trabalhou no desenvolvimento de um sistema de interpretação para a linguagem Basic para funcionamento de um computador que ficou conhecido como “Altair 8800”. Esse foi um dos primeiros computadores pessoais lançados nos EUA.

Com o dinheiro da comercialização desse projeto, os dois investiram na fundação da Microsoft, uma empresa que se dedicava a criação de softwares para computadores de uso pessoal.

 

O crescimento da Microsoft

No ano de 1977, a IBM, empresa líder no ramo de grandes computadores, resolveu partir para o mercado de computadores pessoais e fechou contrato com a Microsoft, que havia comprado um programa para processadores Intel no valor de 50 mil dólares e após personalização do programa, vendeu-o pelo valor de 8 milhões, mantendo a licença do produto.

Foi assim que se desenvolveu o MS-DOS e se iniciou a trajetória da Microsoft para se transformar em um dos maiores impérios do mundo de eletrônicos.

Em 1983 aconteceu o lançamento do Windows, que rapidamente conquistou cerca de 90% dos computadores. Aos 31 anos de idade, Bill Gates já havia se tornado bilionário.

 

Reconhecimento

Bill Gates já foi reconhecido como uma das 100 pessoas mais importantes do século pela revista Time. Além disso, em 1998 foi votado como uma das celebridades mais importantes da história. Ele ganhou títulos honoríficos como a Ordem do Império Britânico e recebeu título de Honoris Causa em diversas universidades do mundo, dentre elas estão Harvard e Cambridge.

Tem diversos livros lançados e atualmente, é reconhecido como um magnata, empresário, investidor, diretor executivo, filantropo e autor.

 

Filantropia

Em 2000, juntamente com sua esposa, Bill Gates fundou a Bill & Melinda Gates Foundation, uma fundação com o objetivo de financiar pesquisas sobre AIDS. Além de ter a intenção de desenvolver pesquisas sobre novas formas de geração de energia limpa e sustentável.

Desde então, ele dedica a maior parte do seu tempo as atividades da fundação.

 

Inspirador, não é?

Bill Gates é um dos homens mais ricos do mundo e um dos Geeks geniais que ajudaram a transformar o mundo da tecnologia.

Se você gosta de temas relacionados com a tecnologia, aqui no Blog temos uma série de conteúdos especiais sobre esse assunto. Não deixe de conferir.

E para encerrar, deixamos uma frase do Bill:

“É genial festejar o sucesso, mas é mais importante aprender com as lições do fracasso.”

 

Ah! Não esqueça de visitar o nosso site! Até a próxima.

 

 

Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais sobre a Jandaia

A Empresa

Certificações

Sustentabilidade

Compromisso

© 2021 Jandaia | Grupo Bignardi - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Agência Digital Lema