VOCÊ ESTÁ LENDO: Série Geeks: Mark Zuckerberg

Cadernos Jandaia

A Série Geeks é uma série de posts onde nós apresentamos alguns dos geeks mais importantes da história da tecnologia. 

Nós já mostramos por aqui a história de vida de Bill Gates, Alan Turing e Steve Jobs. Neste artigo, nós falaremos sobre a trajetória de Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook.

 

 Quem é Mark Zuckerberg?

Mark Elliot Zuckerberg é programador e empresário. Ele ficou conhecido no mundo todo por ser um dos fundadores do Facebook, a rede social mais acessada do mundo.

Em 2012, ele comprou o Instagram e em 2014, o WhatsApp. Recentemente, anunciou que suas aquisições farão parte de um grupo comandado pela empresa Meta.

Em 2022, ele é 12º colocado no ranking de pessoas mais ricas do mundo da Revista Forbes.

 

 História

Zuckerberg nasceu em 14 de maio de 1984, em White Plains, no Condado de Westchester, no estado de Nova Iorque. É filho do casal Edward Zuckerberg e Karen Kempner. O pai era dentista e a mãe psiquiatra. 

Desde criança, ele já demonstrava um grande interesse por computadores. De 1998 a 2000, estudou na Ardsley Hight School, onde obteve destaque em artes e culturas clássicas. Lá ele aprendeu diversos idiomas.

Nos anos seguintes, aprendeu programação básica com David Newman e ingressou no Mercy College, onde conseguiu se graduar em programação. Ao sair do colégio, ingressou na Philips Exeter Academy, onde recebeu várias premiações em física, astronomia e matemática.

Em 2002, ele ingressou em Harvard para cursar programação.

Uma das primeiras criações de Mark Zuckerberg foi a “ZuckNet”, uma rede doméstica que ele utilizava para se comunicar com seu pai. O programa tinha um chat simples e utilizava pinga. Ele conseguia se conectar de casa ao consultório do pai.

Ele também trabalhou no desenvolvimento de jogos e de um reprodutor de música, o Synapse Media player. O programa chamou a atenção de várias empresas e na época, ele até recebeu uma proposta da Microsoft. Mas, recusou.

 

 Origem do Facebook

O Facebook surgiu a partir de um site que Zuckerberg criou durante a faculdade. A página mostrava a foto de dois rapazes e duas garotas e os visitantes podiam votar em quem era a pessoa mais atraente. Dessa forma, criava-se um ranking que pontuava quem eram os mais votados.

O nome foi inspirado nos livros que os estudantes utilizavam na universidade, que eram chamados de “Face Books”. Eles traziam fotos dos alunos que utilizavam os dormitórios da instituição.

Em 2004, juntamente com Eduardo Saverin, Chris Hughes e Dustin Moskovitz, Mark criou o “The Fcebook”, que teve cerca de 22 mil acessos nas primeiras duas horas.

A rede permitia que os usuários trocassem fotos, comentassem em imagens e escrevessem aquilo que sentiam ou pensavam. Ou seja, era uma forma muito prática de se interagir com os colegas.

Ao longo do tempo, outras instituições de ensino dos Estados Unidos passaram a integrar o Facebook. Depois, ele foi expandido para escolas estrangeiras. 

Em 2006, já era acessível para alunos do ensino médio e por empresas. No mesmo ano, a rede social abriu as portas para o mundo e qualquer pessoa podia fazer parte dela.

O Facebook se tornou uma febre mundial e a rede social mais famosa do mundo.

 

 Vida Pessoal

Mar Zuckerberg se casou em 2012 com a médica pediatra Priscilla Chan. Ele a conheceu durante o segundo ano da universidade. Na época, ela cursava biologia. Os dois moravam juntos desde 2010.

Em 2015, o casal teve a primeira filha, que se chama Maxima. Em 2017, nasceu a segunda filha, chamada August.

Em 2015, Mark também anunciou que passaria a fazer a doação de 99% das doações do Facebook para a caridade. Ele e a esposa defendem que desejam lutar por um mundo melhor, não apenas para as filhas, mas para todas as gerações futuras.

 

 Conheça mais sobre A rede social 

Existe um filme baseado na história de Zuckerberg e dos fundadores do Facebook. Ele se chama A Rede Social e pode ser assistido na Netflix

A produção foi lançada no ano de 2010 e recebeu o título de melhor Filme no Globo de Ouro de 2011. Para quem deseja conhecer um pouco mais sobre o Facebook e seus criadores, vale muito a pena assistir.

Aqui no Blog também temos um post exclusivo sobre A história do Facebook. Não deixe de conferir.

Ah! E conta pra gente nos comentários qual Geek você gostaria de ver nos próximos posts da nossa série. Contamos com você!

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Veja outros posts...