CADERNOS, CADERNETAS, PLANNERS, AGENDAS, BLOCOS E MUITO MAIS!

Série: Os Geeks mais importantes para a tecnologia no mundo – Steve Jobs

Conheça a história do fundador da Apple, uma das empresas de tecnologia mais respeitadas do mundo.

Na série Geeks, nós apresentamos a história dos Geeks mais importantes para a tecnologia e claro que nessa lista não podia faltar Steve Jobs.

Esse norte-americano, nascido em 1955, criou nada mais, nada menos, do que a Apple, uma das empresas mais reconhecidas no ramo de tecnologia, que revolucionou a indústria de computadores pessoais.

A seguir, você confere um pouco sobre a biografia de Jobs, do nascimento até sua morte, ocorrida em 2011.

 

Conheça a história de Steve Jobs

Seu nome era Steve Paul Jobs. Ele nasceu no dia 24 de fevereiro de 1955 na cidade de São Francisco, Califórnia, EUA. Era filho de um casal sírio formado por Abdultattah Jandali e Joanne Schieble. Mas, foi adotado por um mecânico que atuava na Guarda Costeira chamado Paul Jobs e sua esposa, a contadora Carla Jobs.

A família residia em Mountain View, na Califórnia, em uma área que mais tarde recebeu o nome de Vale do Silício. Ainda criança, Jobs via o seu pai montar e desmontar aparelhos eletrônicos na garagem de casa.

Após cursar o ensino básico, Jobs cursou ensino médio na Homestead High School entre os anos de 1968 e 1972. Foi lá que ele conheceu Steve Wozniak, que estudava na Universidade da Califórnia e era especialista na criação de programas e de circuitos integrados.

Após concluir o colegial, Jobs se matriculou na Reed College, mas abandonou o curso seis meses depois.

Em 1974, ele iniciou no seu primeiro emprego como designer de videogames na empresa Atari. Porém, alguns meses depois decidiu largar o trabalho e viajar para a Índia, onde iria buscar enriquecimento espiritual.

 

Fundação da Apple

Era 1976, quando Steve Jobs e o amigo Wozniak instalaram uma espécie de fábrica de computadores na garagem da casa da família de Jobs, que ficava na Califórnia.

Naquele mesmo ano, foi lançado o computador chamado de “Apple I”, o primeiro da categoria de computadores pessoais. Ele já vinha montado e consistia em uma placa mãe e alguns chips, instalados em uma caixa de madeira. Em 1977, foi lançado o “Apple II”, que contava com mouse e disco rígido interno.

Com o passar dos anos, os dois revolucionaram a indústria dos computadores, tornando as máquinas cada vez menores e mais acessíveis economicamente.

Em 1984, foi lançado o “Macintosh”, chamado também de “torradeira bege”, visto que esquentava muito por não possuir ventilador. Apesar disso, foi um sucesso de vendas e superava o desempenho dos concorrentes.

Jobs, por seu temperamento explosivo, acabou sendo afastado da própria empresa por não concordar com as práticas de venda utilizadas.

 

NEXT

Após deixar a Apple, Jobs havia criado uma empresa chamada NEXT que se dedicava ao desenvolvimento de softwares. Dez anos depois, ela foi comprada pela Apple.

 

Pixar

No ano de 1986, Steve Jobs comprou a Pixar, empresa de animação que até então pertencia a George Lucas e que mais tarde, tornou-se a Pixar Animation Studios.

Ele investiu cerca de 50 milhões de dólares na empresa e produziu filmes como Toy Story e Procurando Nemo.

Em 2006, a empresa se fundiu aos Estúdios Disney.

 

Retorno à Apple

Steve Jobs retornou à Apple no ano de 1997, como CEO e deu início a um processo de revitalização da empresa. A nova equipe administrativa lançou produtos considerados revolucionários como o iPod, em 2001, que obrigou a indústria fonográfica a inovar e se reinventar.

No ano de 2007, foi lançado o iPhone, um celular com comandos feitos por meio de toque na tela digital, com acesso à internet e facilidade para a criação e instalação de aplicativos.

Em 2009, foi lançado o computador de mão Netbook, que era compacto e de fácil acesso a rede de internet. No mesmo ano, foi lançado o iPad e em 2011, o iCloud, com o objetivo de melhorar o armazenamento de arquivos que poderiam agora ser armazenados em nuvem.

 

Família

Steve Jobs casou-se em 18 de março de 1991 com Laurene Powell com quem teve três filhos: Eve Jobs, Reed Jobs e Brin Siena Jobs. Mas ele ainda foi pai de Lisa Brennan, fruto de um relacionamento com Chrisann Brennan, quando ele tinha 23 anos de idade.

 

Falecimento

Jobs foi diagnosticado com um câncer raro, em 2003. Apesar de ser descoberto no início, ele se negou a fazer cirurgia e optou por tratamentos alternativos. Em 2004, ele foi submetido a cirurgia para remoção do tumor localizado no pâncreas.

Em 2009 sua saúde estava muito fragilizada. Nesse ano, ele nomeou Tim Cook como Diretor de operações da Apple e em 2011, anunciou sua saída por licença médica. Em agosto, ele renunciou ao cargo e em outubro do mesmo ano, faleceu.

 

E aí, curtiu conhecer a história de Jobs? Continue navegando pelo Blog que você vai encontrar vários conteúdos legais!

E não deixe de visitar o site da Jandaia e conhecer nossos produtos.

Curtiu o conteúdo? Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

© 2021 Jandaia | Grupo Bignardi – Todos os Direitos Reservados

Feito com 🧡 por Conteúdo Conecta