Tecnologia e Educação

Importância da tecnologia na educação

A tecnologia está cada dia mais presente em nossa sociedade. Ela faz parte do nosso dia a dia e trouxe avanços importantes para muitos setores como a medicina, a ciência e a educação.

Você consegue imaginar como seria a sua vida sem a tecnologia? É praticamente impossível tentar imaginar uma realidade sem computadores, celulares e outros dispositivos modernos, não é mesmo?

Com tanta inovação, a educação passa a ter um grande desafio, que é o de integrar as tecnologias ao ambiente escolar, para beneficiar o processo de ensino e aprendizagem.

Atualmente, nós temos uma visão bem clara de como as tecnologias podem fazer diferença no processo educacional, por conta das aulas em modalidade EAD. Com a pandemia causado pelo COVID-19, essa foi a saída encontrada para manter as atividades e se não fossem as ferramentas digitais, nada disso seria possível.

A seguir, vamos falar com mais detalhes sobre como a tecnologia pode ajudar na educação.

A tecnologia na sala de aula

Com os avanços tecnológicos, foi possível a criação de novas ferramentas para auxiliar os professores dentro da sala de aula, com mais facilidade de acesso a informação e recursos para tornar o processo educativo mais dinâmico.

Ou seja, a interação entre alunos e os conteúdos pode ser facilmente mediada através de recursos digitais. Computadores, celulares, tablets, tv’s e acesso a internet podem ser utilizados de forma muito criativa dentro da escola, ampliando as formas de ensinar e de aprender.

Além da utilização dos recursos em sala de aula, a tecnologia também tem impacto fora da escola, pois os alunos conseguem ter mais acesso aos estudos, podendo complementar o aprendizado e melhorar a comunicação.

E por que é tão importante que as escolas se atualizem?

Você já deve ter percebido que os jovens da atualidade têm uma facilidade surreal para utilizar as ferramentas digitais. Essa geração é conhecida como “nativos digitais”.

Ao trabalhar com quem já tem tanta facilidade em manusear dispositivos e utilizar aplicativos, a escola passa a ter o desafio de estimular esses alunos, o que exige a utilização de ferramentas que proporcionem aulas diferenciadas e participativas.

A tecnologia na educação pode ajudar os alunos a se sentirem motivados a estudar e é o professor quem tem essa missão de conseguir integrar as ferramentas digitais e despertar o engajamento dos jovens.

Tendências da tecnologia para educação

Se as ferramentas que temos disponíveis hoje em dia já podem somar na produção de aulas dinâmicas e interativas, o futuro reserva ainda mais inovação.

Alguns exemplos do que pode, logo logo, fazer parte dos processos educativos: Robótica, lousas interativas, gamificação, inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, internet das coisas, tecnologia analítica e muito mais.

Incrível, né!? Como a educação vai aproveitar tudo isso, nós iremos descobrir mais para frente!

Confira outros conteúdos sobre educação aqui no nosso Blog! E não deixe de visitar o site e conhecer nossos produtos.

Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais sobre a Jandaia

A Empresa

Certificações

Sustentabilidade

Compromisso

© 2021 Jandaia | Grupo Bignardi - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Agência Digital Lema