CADERNOS, CADERNETAS, PLANNERS, AGENDAS, BLOCOS E MUITO MAIS!

Top 5 invenções tecnológicas que não deram certo

Confira 5 tecnologias que prometiam revolucionar o mundo, mas que não deram tão certo quanto o esperado.

Quando falamos em invenções tecnológicas, logo vem a nossa mente aqueles projetos que revolucionaram o modo de fazer alguma coisa e ganharam popularidade por isso. Mas nem todas as tecnologias inventadas até hoje deram tão certo quanto o esperado.

Algumas surgiram da promessa de marcar história, mas a partir do lançamento, o resultado foi bem diferente disso. E isso costuma acontecer por diversos motivos como preço elevado, falta de praticidade do equipamento, ter sido feita numa época errada ou mesmo por não ter toda aquela utilidade prometida.

Você conhece alguma invenção tecnológica que não deu certo? A seguir, nós mostramos 5 exemplos bem populares.

 

5 Tecnologias que não deram certo

1 – TV 3D

Quando foi lançado o filme Avatar em 2009, as pessoas ficaram eufóricas com a tecnologia 3D e queriam levar a experiência para as suas casas. Então, a TV 3D era um projeto que prometia fazer um grande sucesso.

Porém, quando elas foram lançadas o resultado foi bem diferente do esperado e a tecnologia não se provou. A indústria colocou nas lojas diversos modelos, alguns com óculos e outros sem. Porém, a novidade enfrentou dois grandes problemas: a falta de conteúdo produzido em 3D e o alto custo de produção.

Hoje em dia, as TVs 3D nem são mais produzidas.

 

2 – Google Glass

O Google Glass foi um projeto do Google, um óculos de realidade aumentada que era capaz de exibir os mais variados tipos de informação, além de permitir ouvir música, tirar fotos, dentre outras funções. O projeto chegou a ser apontado como uma das grandes inovações do setor industrial, assim como os smartphones. Porém, não rolou!

O produto demorou muito para chegar ao mercado e quando finalmente foi lançado, tinha um valor muito alto. Além disso, os usuários apontaram que o dispositivo apresentava bugs e a utilização era difícil e desconfortável.

 

3 – Netbooks

Você já viu um Netbook? Quando eles foram lançados, a promessa era de que ofereceriam a mesma capacidade de um notebook, porém com tamanho menor e mais prático. No começo, isso até deu certo.

Porém, com a chegada dos smartphones e dos tablets, que logo viraram febre mundial, os netbooks ficaram rapidamente para trás. Principalmente, porque a tecnologia mobile era mais avançada e já não compensava para os consumidores investir nos pequenos computadores. Isso fez com que eles saíssem de circulação rapidamente.

 

4 – Mini Disc

Nos anos 90, a Sony lançou os mini discs com a intenção de realizar a transição das fitas cassetes e concorrer com o mercado de CDs, mas a iniciativa também não chegou ao que se pretendia.

O fracasso dos mini discs ocorreu principalmente pela falta de aparelhos compatíveis com a tecnologia, o que fez com a indústria fonográfica recusasse a produção.

 

5 – Segway

O Segway é um pequeno veículo para transporte individual, com duas rodas, que foi criado com a promessa de revolucionar o mundo do transporte. Você já deve ter visto um, já que seguranças de shoppings, por exemplo, utilizam para se deslocar no interior do estabelecimento.

A ideia era que esses mini veículos substituíssem os carros e fossem vistos como uma alternativa mais sustentável. Porém, não deu certo. Os motivos para isso foram vários, dentre eles o uso desajustado do produto, falta de regulamentação e as vendas baixíssimas.

 

Conhece alguma outra tecnologia que fracassou?

Conta pra gente aí nos comentários! E se você curte tecnologia, continue navegando aqui pelo blog porque temos uma série de conteúdos legais sobre esse tema.

E não deixe de passar lá no site da Jandaia para conferir todas as novidades em cadernos, agendas, planners, blocos e outros produtos.

Curtiu o conteúdo? Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

© 2021 Jandaia | Grupo Bignardi – Todos os Direitos Reservados

Feito com 🧡 por Conteúdo Conecta