07/02/2019

Blog

O Brasil está ficando velho

Tempo de leitura: 2 Min.

Compartilhe

 

 

Se você tem menos de 30 anos, está na hora de pensar na sua velhice

 

Calma, não se assuste com o título desse texto. Saiba que ele foi pensado para chamar sua atenção. Sabemos muito bem que quando temos menos de 30 anos, não queremos pensar em assuntos como velhice. E nada mais justo, afinal, estamos no auge da vitalidade, nosso corpo ‘funciona’ com precisão, somos, em geral, saudáveis, e se ficamos doentes, nosso organismo se restabelece prontamente.

 

 

A juventude é uma etapa na qual a impressão que temos é que envelhecer é algo que nunca nos acontecerá, não é mesmo? Inclusive, achamos que falar sobre qualquer  tema que lembre o envelhecimento, é algo chato e desnecessário. Se você pensa assim, não há nada de errado com você, mas esse texto é um convite para que hoje, você olhe um pouquinho adiante e pense em como você será daqui
a 30 anos. Vamos lá?

 

 

Daqui a 30 anos…

 

Você sabia que em 30 anos teremos no Brasil mais idosos que jovens? E que você, provavelmente, estará entre estes idosos? E aí? Como será? Que tipo de idoso você pretende ser? Um idoso ativo, autônomo, independente? Ou adoentado, dependente e sem nenhuma autonomia?

 

 

Saiba que não é preciso fazer projeções complexas para responder estas perguntas: basta que você reflita sobre as atitudes que tem HOJE diante da vida. Para começar: você pratica alguma atividade física ou é sedentário? Você cuida da sua alimentação ou é do tipo que detesta comida saudável? Você tem amigos, é sociável ou prefere ficar horas diante da TV e do computador e se ‘esquece’ de fazer uma visitinha àquele amigo que não vê há tempos? E quanto ao conhecimento? Você gosta de ler, é bem informado ou só lê por obrigação?

 

 

Suas respostas a cada uma dessas perguntas dirão que tipo de velhice você terá. Saiba que você, jovem, está construindo HOJE, AGORA, o idoso que você será. E que tal pensar que HOJE, com toda a saúde e disposição que você tem, é o momento exato para pensar nisso? Pois é  disso que trata um projeto que tem levado para jovens como você, assuntos relacionados ao envelhecimento da
população brasileira.

 

 

Portal Plena e Jandaia: uma parceria para debater a velhice HOJE

 

O projeto ‘Plena na Escola’ tem um objetivo muito claro: falar com jovens como você sobre o envelhecimento da população brasileira. E estas conversas têm sido realizadas em salas de aula, sob a forma de interação com estudantes e professores. O objetivo do projeto é  promover a reflexão sobre assuntos como trabalho e estudos; relacionamentos; comportamento, atividades físicas, independência financeira e etc.

 

 

A intenção do idealizador do projeto, o economista Wanderley Parizotto, criador do Portal Plena, é fazer com que os estudantes reflitam hoje sobre estes assuntos e entendam que depois do ensino médio, a atualização deve ser constante pois uma velhice independente é algo que se conquista a partir das escolhas feitas hoje.

 

 

O Projeto ‘Plena na Escola’ só pôde ser implementado porque a Jandaia, maior fabricante de cadernos do Brasil, demonstrou sensibilidade suficiente para entender a importância desse debate para que o envelhecimento populacional do Brasil não se transforme em um problema de difícil solução.

 

 

É preciso que vejamos a longevidade como uma conquista digna de comemoração, você não acha? Então, aceite nosso convite e comece, hoje, a pensar no idoso que você quer ser.

 

 

Acesse o site do PLENA para saber mais sobre esse assunto:
https://portalplena.com/

 

 

Tags: ,

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Receba nossas novidades

Mais sobre a Jandaia

A empresa

Certificações

Sustentabilidade

Compromisso

© 2019 Jandaia | Grupo Bignardi - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Agência Digital Lema